quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Geografia de Cinfães


(clica no mapa para ampliar)

A área do concelho de Cinfães, composta por 17 freguesias, pertence ao Distrito de Viseu e tem a configuração de um trapézio com 238,76 Km2 situada entre os rios Douro (a norte), Paiva (poente) e rio Cabrum (nascente). A cordilheira de Montemuro domina em toda a sua extensão pelo Sul.

A região incluída no actual concelho de Cinfães, mantém características similares das do concelho de Resende, em que a parte alta abrange a cordilheira de Montemuro e a parte inferior mergulha no Douro.

Ao longo do tempo abriram-se vales profundos, deixando a descoberto cabeços e píncaros, condicionando desde o tempo dos romanos o sistema da lavoura com grandes extensões de terra para regadio, dividida em parcelas sem nunca atingir o latifundismo, separada por lombadas de sequeiro e solo pedregoso.

A área do concelho de Cinfães é rodeada por outros concelhos: Baião e Marco de Canaveses (a norte), Resende (leste), Castro Daire (Sul), Arouca (sudoeste), Castelo de Paiva (oeste).

A Serra de Montemuro, estende-se progressivamente no sentido nascente/poente, num comprimento total de 40Km. Com uma altitude máxima de 1.332m. Desta elevação de terreno nascem outras elevações montanhosas.

Do sopé das montanhas fluem as águas geladas dos ribeiros, afluentes do Douro que caminham em direcção ao vale, recortando-o e tornando-o bastante fértil.

Sem comentários: